domingo, 7 de novembro de 2010

Portugal e os seus sabores

Estar em Portugal é estar no berço do Brasil. Entretanto, aproveitar a cultura culinária de Portugal é um verdadeiro prazer. Já fui a inúmeros restaurantes por todo o país. No interior é o mesmo atendimento do interior do Brasil. Se você der sorte, o dono sentará na sua mesa para conversar.

Mas, estando em Portugal não há como deixar de saborear um bom bacalhau. Dizem que existem mais de 365 receitas de bacalhau. Você encontra um prato em todos os cardápios de todos os restaurantes.



Se você for ao norte de Portugal, visite as famosas e variadas adegas da região. No Porto e em Gaia, que são separados pelo famoso Rio Douro, faça uma prova de vinho do porto vintage.



Prove o queijo amanteigado de azeitão ou da Serra, acompanhado por um soberbo vinho tinto encorpado do Douro ou do Alentejo


Pastéis de Belém saídos do forno, indispensável polvilhar com canela e açúcar em pó. O ideal é você comer o original Pastel de Belém direto da fábrica. Para isso você precisará chegar a Belém, o que não é difícil. Aliás, se você vai visitar Mosteiro dos Jeronimos, você passará na porta da fábrica. É só perguntar e você vai comer um pastel quentinho.......hummmm



Beber “uma bica” em companhia de Fernando Pessoa na esplanada do Chiado, em Lisboa é passeio obrigatório. Além disso, você estará perto do Elevador de Santa Justa. Vá caminhando e desfrutando esta bela região de Lisboa.


Sente-se num bar da praia ao por-do-sol e peça umas ameijoas à bulhão pato e uma garrafa de vinho verde fresco, seguidos de uma rica cataplana à algarvia.



Não esqueça do Cozido à portuguesa, de preferência, cozinhado num buraco feito no chão das furnas vulcânicas dos Açores.



Se passar pela cidade de Aveiro, não deixe de provar os ovos moles, o suave doce da região.

Em Portugal toda hora é hora para comer os doces conventuais: toucinho do céu, barrigas de freira papos de anjo ou pudim abade de Priscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário