sexta-feira, 10 de setembro de 2010

DUBROVNIK


Começamos a nossa viagem com um cruzeiro. A partida foi em Veneza e a nossa primeira aportagem foi na Croácia - a cidade DUBROVNIK.

Nunca tinha pensado em ir a Croácia !

A Croácia possui um litoral recortado e banhado pelas águas do Adriático e repleto de ilhas (mais de mil), baías e penínsulas que não ficam nada atrás da costa grega.

DUBROVNIK, localizada na Região da Dalmácia, é chamada de PÉROLA DO ADRIÁTICO. A cidade é antiga e grande parte dela encontra-se entre muros. É patrimônio cultural da humanidade reconhecida pela Unesco.


Esta antiga cidade, circundada por uma muralha, possui um ar medieval. 

Do alto da muralha da cidade antiga, os olhos se perdem na imensidão de telhados de cor vermelha, simétricos sem ser monótonos. A caminhada pelos muros, com seus degraus que sobem e descem, ora afilam, ora alargam, feita sem pressa, pode levar mais de uma hora. Para onde se olha, o visitante certamente se encantará: as ondas de água salgada rebentam contra o paredão; as vielas da cidade murada se transformam em corredores cheios de vida.


Mas o melhor programa é vagar sem rumo pelas ruazinhas de arquitetura medieval. Nós descubrimos restaurantes, cafés e lojinhas escondidas e freqüentadas pelos nativos.


Infelizmente nao pudemos ir a Split. Esta cidade, situada a duzentos quilômetros ao norte, ou quatro horas e meia de distância, tempo que o ônibus leva para percorrer todas as ranhuras sinuosas do litoral acidentado da região.


Split encanta pela beleza e história. Majestoso, o palácio de Diocleciano (também tombado pela Unesco) é o principal atrativo. Split é ponto de partida de barcos para as principais ilhas da região e passagem para a capital, Zagreb.


Se na sua viagem, você for a Split, nos envie um email com as informações sobre a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário