quinta-feira, 24 de março de 2011

ESTÔNIA - TALLINN

Vista de um dos mirantes de Tallin
Tallin, capital da Estônia, é uma bela cidade. O que faz Tallinn um lugar original é a cidade velha com estrutura e atmosfera medievais quase perfeitamente preservadas da cidade. Sobre os séculos todos os edifícios os mais importantes da cidade medieval sobreviveram: igrejas, edifícios públicos, castelo da câmara municipal (e o quadrado da câmara municipal) e de Toompea.


Pré Portões da Rua Viru

As grandes fortificações protegeram a cidade de dano em razão das guerras. O estilo de arquitetura local é chamado diferente gótico de Tallinn, que é, entretanto, um pouco do autêntico. Na Idade Média, Tallinn era igualmente famoso pela sua arte escultural, dada a forma e o material durável que era utilizado, pedra calcária.

A cidade possui uma parte antiga e uma parte nova. A cidade velha consiste em três partes: Toompea, cidade baixa e as fortificações - os últimos são parques hoje.

A parte antiga tem características medievais e vale um belo passeio. Você pode fazê-lo, com calma, em umas 8 horas. Saiba: a silhueta de Tallin, vista do mar, é considerada a mais bela do mundo. A parte antiga está inscrita como Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A parte nova possui lojas modernas e uma vida ativa intensa. Se você puder, durma um dia em Tallinn e aproveite tudo desta cidade.

A história da cidade é muito intensa. No ano 1154 aparecem os primeiros escritos citando a cidade de Tallinn. Em 1219 os dinamarqueses tomam a cidade. A cidade inicia um processo de desenvolvimento e crescimento com um comércio forte e com a presença de alemãs. Em 1583, após a Guerra Livonia, Tallinn passa ao domínio sueco. Em 1721, após a Grande Guerra do norte, a cidade passa ao domínio russo e o Czar Pedro, o Grande, tem a sua casa de veraneio em Tallinn.

Em 24 de fevereiro de 1918, a Estônia, aproveitando a 1ª. Guerra Mundial declara a sua independência e o povo estoniano faz renascer o sentimento patriótico.

Entretanto, em 1940, o Exército Vermelho Russo invade a Estônia. Tallinn, capital do país, é a que mais sofre. Inúmeros estónios são enviados aos campos de prisioneiros na Sibéria. A situação sofrida do povo estoniano piora em 1941. O Exército Nazista de Hitler invade a Estônia e o holocausto chega a Tallinn. Dois anos depois, o Exército Russo volta a invadir a Estônia. O país é isolado do ocidente e se torna uma das republicas socialistas soviéticas.

Somente em 20 de agosto de 1991 a Estônia consegue retomar a sua independência e inicia o processo de democratização e politização. A década de 90, na Estônia, é crucial para o seu crescimento econômico e para o desenvolvimento de novas tecnologias de informação.

Em 2004 a Estônia entra na União Européia.

Por toda essa farta história, com a presença de russos, alemães, suecos e dinamarqueses, a cultura estoniana apresenta diversos vestígios destes povos. É normal as pessoas falarem, no mínimo, 3 idiomas.

Sem dúvida, os russos, não são muito queridos na Estônia. Pois, durante os dois períodos de domínio russo, mais de 35 mil estónios foram mortos ou enviados aos campos de prisioneiros na Sibéria. O mais interessante é que Tallinn possui 400.000 habitantes sendo 200.000 estónios e 160.000 russos.

Com isso tudo, o povo estoniano é bonito e simpático.


ATRATIVOS TURÍSTICOS


• Colina de Tompeea – A história conta que o herói nacional, Kalev, está enterrado nesta colina.É uma área bem agradável que você pode descansar e apreciar a região.

• Rocca al maré – É conhecido como o museu ao ar livre. É um grande parque que apresenta 60 construções de madeira no estilo estónio com: moinhos de vento, capelas entre outros. Você encontrará os anfitriões que irão te mostrar como era a vida naquela época. Pode-se comprar artesanato e comer as típicas comidas do pais.

• Catedral de Alexander Nevsky – Igreja Ortodoxa Russa. Construída no final do século XIX, esta igreja representava a força do poder russo na Estônia. É a maior igreja de Tallinn. A sua arquitetura é a típica das igrejas ortodoxas russas. Funcionamento: 8 horas às 18hs30min.

• Raekoja Plats - Nesta praça estão localizados diversos restaurantes e até mesmo uma feira local. Nela, ainda, ocorrem as principais festas e celebrações da Estônia. A torre da cidade é a mais antiga torre gótica do norte da Europa (1404). Esta localizada a Câmara Municipal de Tallinn que é a única da Europa do Norte que se conserva desde a idade media.

• Saint Catherine’s walk ou Katariina Käik - A passagem de Catarina fica localizada ao lado da Igreja de Santa Catarina. Em 1994, vários artistas regionais se reuniram e limparam este pequeno e medieval caminho. Após, este artista abriram os seus ateliês de vitrais, couro e cerâmicas no rés-do-chão. Nós não entramos na Igreja de Stana Catarina porque o cheiro de mofo estava muito forte e ela parecia que estava toda em obras.

• Kadriork Park and Palace – Foi à casa de veraneio do czar Pedro, o Grande. A casa possui o fino estilo barroco e os jardins merecem ser apreciados.

• Rua Rataskaevu (Poço de Nora) – Era o poço utilizado pelos cidadãos no sec XIII. A Água da cidade vinha diretamente do lago Ülemiste.

• Igreja do Espírito Santo – Possui em sua fachada o famoso relógio que da a hora exata aos habitantes de Tallinn desde o sec. XVII.

• Pré-portões da Rua VIRU – Estilo medieval e vale a pena tirar fotos

• Miradores – existem vários miradores espalhados pela cidade medieval, um deles fica perto da Catedral de Alexandre. Rende fotos extraordinárias da cidade.... Vale a pena conferir.


HOTEL


• Não temos dicas de hotel. Então segue a nossa dica geral: entre no sitio WWW.booking.com e veja que hotel combina bolso.


RESTAURANTES


• Fellini Itaalia Restoran – Não almoçamos em nenhum restaurante da cidade, mas recebemos dicas de algumas pessoas da cidade. Este restaurante, e vários outros, estão localizados na Praça Raekoja. Uma pizza neste restaurante custa 75 eek ou 5 euros. Sítio: WWW.fellini.ee

• Bossanova Grill House e Dance – Este restaurante, também localizado na Raekoja Plats, possui pratos como o salmão grelhado por 207 eek ou 14 euros. Sitio: WWW.bossanova.ee

• Ipanema Rodízio – A cozinha brasileira servida na forma de rodízio. O preço é fixo e você pode comer tudo que conseguir. Nos finais de semana, você poderá apreciar a performance de músicos brasileiros. Endereço: Endla 23. O restaurante funciona de meio-dia até as 22 horas.

• Olde Hansa – É um dos restaurantes mais antigos e típicos da cidade de Tallinn. Você estará em um dos restaurantes mais tradicionais da Europa. A comida é a típica comida Estoniana e o preço varia entre 200 eek e 300 eek. O restaurante abre diariamente de 11 horas à meia noite. O endereço é Vana Turg, 1. O Sítio é WWW.oldehansa.com



COMPRAS


• Como em todo lugar turístico você irá se cansar de ver lojas de souvenires (souveniridi, em estoniano).

• Se você gosta de chocolate e doces, Aproveite! Existem deliciosos doces em Tallinn. A marca Kalev é a mais conhecida da Estônia, sendo o forte o chocolate, mas também com balas toffes, balas de frutas e chocolates. Uma barra de chocolate custa 16 Coroas Estonianas (quase 1 Euro).

• Ao lado da cidade antiga, estão localizados os centro comerciais. Vale à pena conferir.

• A foto ao lado com as barraquinhas em toldo vermelho é uma feira que contém casacos, luvas, gorros longos que em uma única peça serve como gorro e cachecol. Todos muito coloridos possuindo imagens e figuras típicas do artesanato local.


ROTEIRO


Entre nesta linda cidade medieval pelos dois portões de pedra da cidade. Estes pré-portões ficam no final da rua do mercado das flores. Esta rua se chama Rua Viru. Se você passar antes das nove horas, vai pensar que Tallin é uma cidade fantasma, pois só verá alguns poucos turistas. Porém, horas mais tarde, você vera que tudo muda.

Logo após os portões de pedra, na primeira esquina da primeira rua, está uma bela casa que, atualmente, é um Mc Donalds. Continue pela rua principal e você irá passar por cafés e restaurantes. Na próxima rua, à direita, você estará no mercado de roupa de lã. Tradicionalmente, as vendedoras são as próprias costureiras. Por isso segue um conselho: não tente “barganhar” o preço, pois elas consideram uma ofensa ao seu trabalho. É bem fácil encontrar este mercado, pois as barraquinhas estão coladas no muro da fortaleza e possuem um teto vermelho. Em frente a estas barraquinhas encontram-se inúmeras lojas de souvernis.

Mas não se perca nas compras! Pegue logo a primeira rua à esquerda, é o Katalina Kalk. É um dos pontos mais fotografados de Tallin em razão do seu ar medieval. Continue sempre subindo e, a cada esquina, você encontrará uma rua, um café, um jardim para ser fotografado. A cidade é um encanto.

Dicas especiais dos nossos consultores


• Se você esta chegando a Tallin em cruzeiro, PRESTE ATENÇÃO! O porto é muito próximo do centro medieval da cidade. É uma caminhada de 10 minutos. Na volta pode até ser útil, porém na ida a sensação é que você foi roubado!!! O valor da passagem de ida e volta é U$ 10 (dez dólares). O ônibus não leva 3 (três) minutos do seu ponto inicial ou seu ponto final!!!

• Se você curte entrar no clima da cidade, pare na praça atrás da catedral. Nos jardins há um arqueiro medieval. Com alguns euros, você poderá por uma roupa medieval e praticar seus tiros de arco e flecha.

• Dentro da cidade medieval, você encontrara varias “carrocinhas” vendendo guias e postais. Não se apresse para comprar, apesar do preço ser praticamente igual em todas. Por toda a cidade antiga há também carrocinhas vendendo água e uns amendoins e amêndoas caramelizadas. O saber destas, apesar de doce, é levemente picante.

• Para saber um pouco mais sobre esta agradável surpresa, você pode entrar no site WWW.tourism.tallinn.ee

• Curiosidade: VOCE SABIA QUE O SKYPE FOI INVENTADO NA ESTONIA???? Nem eu!

• Acreditamos que 2 dias seriam ideais em Tallinn pois você conseguirá conhecer além da cidade medieval a parte nova. Aproveite para almoçar ou jantar na cidade medieval que fica linda na parte da noite

• Mês de Julho - Fomos neste mês e o clima estava bem quente com vento fresco. Levar um casaco leve.

• A cidade medieval de Tallinn é pequena permitindo ser feita toda a pé.

INFORMAÇÕES


• Moeda: 1 Euro = 15.6 EEK

• Horário: + 2 GMT

Se você quiser saber mais sobre a Estônia visite os sites: WWW.visitestonia.org ou WWW.estonia.org



IDIOMA


• Sim - Jah

• Não - Ei

• Bom dia - Tere hommikust

• Ola - Tere

• Adeus - Nägemist


• Por favor - Palun

• Obrigado - Tänan

• Desculpe - Vabandust

• Socorro - Appi

• Quanto - Kui paliju?

Nenhum comentário:

Postar um comentário